Eleição presidencial 2022 Baixar relatório semanal

Para mais detalhes vire o celular

Próximas pesquisas a serem divulgadas

Explicação sobre a divulgação de pesquisas

Durante o ano eleitoral, as pesquisas eleitorais têm que ser registradas no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais do TSE (PesqEle) até cinco dias antes da divulgação. Apesar da necessidade do registro da pesquisa, não existe a obrigatoriedade de divulgação dos resultados. Por esse motivo, as pesquisas são mostradas no banner abaixo por até 7 dias após a data prevista da divulgação, pois seus resultados ainda podem ser publicados tardiamente. Se o usuário clicar na data de publicação da pesquisa, o navegador abrirá site do PesqEle. Se passar o mouse sobre o nome abreviado do Instituto de Pesquisa responsável, o nome completo será mostrado.

Panorama eleitoral por estado

Explicação do mapa

O PollingData acompanha as eleições de Presidente no nível nacional e também por estado. O mapa interativo abaixo pode ser usado como menu para navegar em todos os pleitos acompanhados pelo site. As cores no mapa indicam qual dos principais candidatos a presidência (Lula e Bolsonaro) têm vantagem na disputa presidencial no estado, e também de quanto é essa vantagem. Além disso também são acompanhadas as eleições de Governador e Senador em cada estado. Ao clicar num estado, mostra-se o panorama eleitoral naquele estado. Para acessar uma lista com todas as eleições acompanhadas pelo site acesse esse link. Estamos incluindo também uma versão anamórfica do mapa. Este termo é usado classificar mapas que tiveram sua área e forma propositalmente distorcidos. Nesse caso, distorcemos o tamanho dos estados para serem proporcionais à sua população residente (projeção de 2021).

Corrida presidencial Baixar relatório

Explicação das corridas

No Brasil, tradicionalmente, os Institutos de Pesquisa avaliam diferentes cenários eleitorais (de 1º e 2º turno), onde os nomes dos potenciais candidatos (de cada cenário estimulado) são apresentados aos respondentes, os quais devem dizer em quem votariam dentre as opções disponíveis. As animações apresentadas no site representam a média da intenção de voto de cada candidato, em todos os cenários nos quais ele é considerado.

Previsão da eleição presidencial

Explicação da previsão da eleição presidencial

Conforme nos aproximamos da data da eleição presidencial, os cenários das pesquisas eleitorais (descritos na seção abaixo) são muito úteis para prever o resultado da eleição, pois os níveis de desconhecimento, indecisão e votos não-válidos das pesquisas reduzem progressivamente. Nesta seção mostramos os cenários mais prováveis de 1º e 2º turno, além de calcularmos algumas estatísticas relevantes dessa disputa eleitoral. Os percentuais de intenção de voto no 1º turno não precisam somar 100% pois estamos considerando a média de todos os cenários de 1º turno (com o Lula) para fazer as estimativas. Para o cálculo das probabilidades, esses percentuais são normalizados de forma que somem 100% e representem os votos válidos. Nesse link mostramos informações detalhadas sobre a disputa presidencial. Também permitimos ver a corrida presidencial separada por modo de entrevista (Presencial/Telefônica), institutos mais experientes (Experientes) e num cenário onde a opinião pode variar muito rapidamente (Volátil). Acesse esse post para uma discussão detalhada sobre modo de entrevista.

Cenários eleitorais

Explicação dos cenários eleitorais

Os cenários eleitorais são muito úteis para avaliar o potencial eleitoral de cada pré-candidato. Porém se o interesse é em prever o resultado de uma eleição, as pesquisas/cenários são mais úteis quando estamos próximo a data da eleição. Quando estamos mais distantes da data do pleito, os níveis de desconhecimento, indecisão e votos não-válidos das pesquisas são muito elevados, fato que compromete bastante a qualidade das previsões. Nesses casos, é melhor utilizar um modelo baseado em dados de outros ciclos eleitorais, como o modelo de previsão da chance de reeleição do Bolsonaro apresentado nessa página. Nestes links mostramos informações detalhadas sobre a disputa presidencial: 1º turno e 2º turno.

Avaliação do Bolsonaro

Explicação das medidas de avaliação

O modelo que calcula a chance de reeleição do Bolsonaro é baseado na aprovação (Aprova/Desaprova) pois na maioria dos países essa é a principal medida utilizada para avaliar o governo. No Brasil, entretanto, apesar da aprovação também ser utilizada, a medida mais frequentemente utilizada pelos Institutos de Pesquisa é a avaliação (Ótimo /Bom /Regular /Ruim /Péssimo). Por esse motivo o PollingData acompanha as duas medidas: se a última pesquisa de aprovação for recente, essa informação é utilizada para atualizar as chances de reeleição; porém se a pesquisa mais recente for de avaliação, ela é convertida em aprovação para ser utilizada na atualização do modelo de reeleição.

Chance de reeleição do Bolsonaro

Explicação do modelo de reeleição

O modelo que calcula a chance de reeleição do Bolsonaro é baseado nos resultados de mais de 70 eleições nacionais, de 35 países, que ocorreram desde 1934 até hoje. A importância desse modelo é que ele permite o calculo dessa probabilidade em situações de pouca informação (ou em momentos muito distantes da data da eleição). Ele é parcimonioso pois somente considera a aprovação atual do governo e se o candidato do governo busca a reeleição ou a sucessão. Nesse link há uma explicação técnica do modelo, mas em breve disponibilizaremos mais informações.

Viés metodológico (avaliação)

Explicação do viés metodológico

O PollingData utiliza um modelo de agregação simples, porém útil, para converter os resultados de todas as pesquisas divulgadas na mídia em estimativas diárias, sensatas, da intenção de voto (ou aprovação). Esse modelo além de levar em conta a dinâmica eleitoral, também considera outro fator muito importante: o viés metodológico dos Institutos de Pesquisa. Ou seja, esse modelo permite estimar o quanto as pesquisas de um determinado instituto estão acima ou abaixo da média do mercado (de pesquisas). Esse viés é inevitável, e ocorre por causa de diferentes escolhas metodológicas que são tomadas por cada instituto, como qual modo de entrevista usar, como desenvolver o questionário, como treinar da equipe de entrevistadores, como ponderar os resultados da pesquisa entre outras escolhas (nesse post discutimos com alguma profundidade como são feitas as pesquisas de opinião).


Pesquisas nacionais analisadas nesse ciclo eleitoral (com avaliação): 409
(de 24 institutos de pesquisa)
.
Pesquisa mais atual: 27/10/2022.

Não encontrou os resultados de alguma pesquisa no site? Avise a gente!
Quer entender um pouco mais sobre imparcialidade na divulgação de informações? Acesse esse post .

Fundador/Diretor metodológico: Neale Ahmed El-Dash

+55 (19) 99889-3939
Jurídico/Comentarista Político: Ricardo Luigi Cuconati

+55 (19) 99761-1632